A The Big Hand é uma organização não-governamental de desenvolvimento dedicada a transformar a vida de crianças e comunidades que vivem muito abaixo do nível de pobreza. A nossa missão vai além da ajuda imediata, empoderamos aldeias, oferecendo-lhes as ferramentas, o conhecimento e as infraestruturas necessárias para alcançarem uma verdadeira autossustentabilidade.

Através de uma abordagem centrada na criança e orientada pela comunidade, a The Big Hand trabalha lado a lado com líderes locais para criar mudanças duradouras. Construímos escolas e formamos professores, garantimos o acesso à água potável através da criação de furos, disponibilizamos cuidados de saúde e nutrição, e promovemos uma educação inclusiva, com especial atenção às crianças.

Cada aldeia apoiada pela The Big Hand torna-se um exemplo de resiliência e dignidade: equipada com educação, saúde e recursos sustentáveis que permitem às famílias construir um futuro melhor, de forma independente.

Transparente em todos os seus processos, a The Big Hand é uma organização de cidadãos para cidadãos, aberta a todas as pessoas e entidades que acreditam que a verdadeira mudança começa quando damos aos outros as ferramentas para prosperar.

Obrigado por fazer a Diferença!

A nossa visão

A The Big Hand acredita que crianças educadas num ambiente saudável vão mudar o mundo.
Acredita num mundo onde todas as crianças serão tratadas com dignidade, num mundo que protege as suas crianças, garantindo-lhes acesso:
- Proteção
- Nutrição
- Água
- Saneamento
- Saúde
- Abrigo
- Informação e educação de qualidade
Com todas estas garantias permite às crianças atingirem todo o seu potencial e dessa forma contribuírem para a sua comunidade e para o mundo.

A nossa missão

The Big Hand é uma organização dos cidadãos que pretende contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde atua, através do seu modelo pedagógico centrado na criança. Trabalha em parceria com as comunidades e organizações locais e constrói ‘Escolas Amigas da criança’ baseadas nas boas práticas da UNICEF.

O que fazemos?

Transformamos aldeias vulneráveis em comunidades autónomas, criando condições reais para romper o ciclo da pobreza.
Construímos escolas, abrimos furos de água potável, garantimos acesso à saúde, apoiamos a agricultura local e formamos líderes comunitários.
Trabalhamos lado a lado com as famílias para que todas as crianças tenham oportunidades de aprender, crescer e construir um futuro digno e sustentável.

Porque surge este Programa?

Segundo os dados das Escolas em Comunidades que vivem no limiar da pobreza extrema, cerca de 30% dos alunos são órfãos e 20% estão em risco de abandono ou orfandade, isto é, um dos pais (às vezes ambos) já está doente ou abandou a família.

Significa que, numa escola com 600 crianças, 300 estão extremamente vulneráveis a situações de risco como: Abandono escolar, casamento e gravidez precoce, trabalho infantil, exploração sexual, trafico de órgãos e escravatura.

Desta forma, apesar de todas as crianças da comunidade estarem em risco, porque vivem em situação extrema, é preciso agir nas crianças cujo risco é iminente.

Nasce assim, o Programa de proteção à criança em risco.

Um grupo de Ativistas Big Hand, formados em Direitos Humanos, Primeiros Socorros e desenvolvimento da criança que promovem ações de vigilância, educação e desenvolvimento cultural, servindo de escudo entre as crianças e os predadores.

Este grupo trabalha em parceria com as entidades locais (escola, posto médico, polícia) e em especial com o Clube das Mamãs.