Sala do livro e do conto + bicicleta biblioteca

É com enorme orgulho que partilhamos convosco a nova sala do conto. Um espaço onde a imaginação e a fantasia andam de mão dadas! São momentos perfeitos onde todas as crianças, desde os bebés até aos maiores, esboçam o seu melhor e mais bonito sorriso quando veem um livro.

Mas não nos ficámos pelas quatro paredes, com apenas uma bicicleta um livro e muita alegria vamos contar histórias às crianças.

Obrigado ao voluntário José contador de histórias à professora Rosa e aos alunos do GUNAS e à Madrinha Cátia por tornarem mais este sonho possível.

Porque surge este Programa?

Segundo os dados das Escolas em Comunidades que vivem no limiar da pobreza extrema, cerca de 30% dos alunos são órfãos e 20% estão em risco de abandono ou orfandade, isto é, um dos pais (às vezes ambos) já está doente ou abandou a família.

Significa que, numa escola com 600 crianças, 300 estão extremamente vulneráveis a situações de risco como: Abandono escolar, casamento e gravidez precoce, trabalho infantil, exploração sexual, trafico de órgãos e escravatura.

Desta forma, apesar de todas as crianças da comunidade estarem em risco, porque vivem em situação extrema, é preciso agir nas crianças cujo risco é iminente.

Nasce assim, o Programa de proteção à criança em risco.

Um grupo de Ativistas Big Hand, formados em Direitos Humanos, Primeiros Socorros e desenvolvimento da criança que promovem ações de vigilância, educação e desenvolvimento cultural, servindo de escudo entre as crianças e os predadores.

Este grupo trabalha em parceria com as entidades locais (escola, posto médico, polícia) e em especial com o Clube das Mamãs.